O II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO CONHECIMENTO - Educação Inclusiva, Matemática e Práticas Escolares - mantém o foco do I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO CONHECIMENTO, pautado na relação entre educação e cidadania e acontecerá no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília em Brasília, entre os dias 28 e 30 de maio de 2015.

A proposta do II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO CONHECIMENTO se fundamenta em dois aspectos básicos da relação entre educação inclusiva e cidadania. O primeiro diz respeito à consideração de que a educação inclusiva supõe a conexão interna entre a noção moral de dignidade humana e a concepção jurídica dos direitos humanos. O segundo aspecto entende que tal conexão deve se traduzir em práticas escolares visando a promoção do desenvolvimento de comunidades inclusivas e a rejeição das discriminações.

A proposta desse evento reflete, assim, as duas principais questões consensuais tratadas nas discussões e publicações mundiais: 1.  A ideia de diversidade em oposição à concepção de incapacidade ou dificuldade; 2. O conceito de legitimidade escolar, fundamentado no desenvolvimento de programas de ensino que considere a diversidade das características individuais. Essas questões sinalizam o desafio desse evento: buscar caminhos para transformar os sistemas de educação e as práticas escolares do cotidiano institucional e, em particular, as práticas do ensinar e do aprender matemática de modo que a diversidade humana seja considerada, levando em conta a articulação entre aporte teórico-conceitual, pesquisa e prática profissional.

Concebido no âmbito do COGITO - Laboratório de Psicologia do Conhecimento- e do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Turma XI, esse evento se dará, portanto, na conjunção entre ensino, pesquisa e extensão, visando agregar estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação stricto senso e lato senso, pesquisadores, profissionais, professores, professores de matemática e demais interessados.

Maria Helena Fávero (Presidente do Colóquio)
www.mhelenafavero.com.br